PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO


 Nos estudos sobre as interligações entre a Psicologia e a Educação (CARMO, 2012), vimos, de que maneira a Psicologia pode contribuir com a Educação. Segundo J. S. CARMO (p. 38, 2012) o ponto principal que interliga estes dois campos do saber é:


Compreender o processo educacional de forma a subsidiar a relação dos pais com a comunidade escolar, tendo como foco o professor.


Compreender a postura do professor diante de um conflito, seja, entre os alunos de uma classe, entre os pais ou entre comunidade escolar.


Compreender a postura dos pais dos alunos diante dos conflitos familiares ou entre o seu filho e os colegas de turma. 


Compreender como a criança manifesta seus desejos e se relaciona com a família e com seus parceiros. 


Compreender a formação dos indivíduos, os processos sociais que os envolvem e influenciam a constituição de suas subjetividades.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos científicos.


São conceitos abstratos, generalizações do pensamento que se desenvolvem a partir de um processo sistemático de ensino.


São conceitos que se desenvolvem de forma espontânea.


São conceitos relacionados com as funções que estão em processo de desenvolvimento, ao que a criança é capaz de fazer com o auxílio de perguntas, demonstrações e dicas.


São conceitos concretos, que se desenvolvem a partir da experiência abstrata da criança.


É o mais importante sistema de signos criado pelo homem.

Diferentes autores compõem o que Fontana e Cruz (1997) denominam de abordagem inatista-maturacionista. O que esses autores têm em comum é que todos eles compreendem o desenvolvimento humano da mesma maneira. Os teóricos dessa abordagem buscavam estudar a inteligência e a maturação. Maturação se refere aos padrões de mudanças comuns da espécie humana, biologicamente determinados, que ocorrem durante a vida de um indivíduo. Um dos mais importantes pesquisadores da evolução maturacional da criança foi Arnold Gesell. Esse pesquisador estudou a evolução da criança do nascimento até os 16 anos de idade e desenvolveu reconhecidas escalas de maturidade. Sobre a teoria maturacionista de Gesell, analise as assertivas:

 

I. Existem padrões maturacionais gerais e universais de desenvolvimento, ou seja, padrões de desenvolvimento próprios de cada faixa etária.

 

II. O ambiente social se limita a facilitar ou dificultar o processo de maturação.

 

III. A experiência ambiental influencia os fatores maturacionais.

 

IV. Os comportamentos e formas de pensar dos indivíduos tornam-se mais complexos à medida que ele cresce e que seu sistema nervoso se desenvolve.

 

V. Gesell construiu o primeiro teste de inteligência. 

 

É correto o que se afirma em:


I, II e IV, apenas.


I, II, III e V, apenas.


I, II e III, apenas.


I e V, apenas.


II, III, IV e V, apenas.

Segundo Vigotski (2010), o pensamento da criança se estrutura por conceitos verbais. Ao internalizar a linguagem, o pensamento torna-se verbal. Ao estudar o desenvolvimento cognitivo da criança, Vigotski define duas classes de conceitos: os cotidianos (ou espontâneos) e os conceitos científicos. Com base nos estudos de Vigotski sobre o pensamento verbal, assinale a alternativa que melhor define o que são conceitos cotidianos


São conceitos abstratos, teóricos e se inserem em um sistema conceitual.


São conceitos que se desenvolvem a partir de uma definição verbal, a partir de um enunciado teórico.


São os conceitos que a criança adquire em sua prática cotidiana, a partir da experiência com os objetos e de sua relação com os adultos.


Dizem respeito às funções que estão em processo de desenvolvimento.


São conceitos que a criança adquire por conta de sua estrutura neurológica.

A teoria piagetiana entende que a criança constrói o conhecimento por um processo de adaptação à realidade. Existem dois processos fundamentais relacionados à adaptação, quais sejam, os processos de assimilação e acomodação. Quando o sujeito se depara com um conhecimento novo, ocorre um desequilíbrio. A criança, primeiramente, busca alcançar o equilíbrio por meio do mecanismo de assimilação. Sobre a assimilação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A assimilação


Se refere à modificação das estruturas cognitivas que a criança já possui.


É um processo de autorregulação.


Diz respeito ao ajuste dos novos conhecimentos às estruturas cognitivas já desenvolvidas pela criança.


É um caso particular de adaptação biológica.

 


Diz respeito à criação de novas estruturas cognitivas.

NO desenvolvimento cognitivo é entendido como o desenvolvimento das funções psicológicas superiores: a percepção, a memória, a atenção, a criatividade, a imaginação, as emoções, os pensamentos concreto e abstrato, a linguagem e a consciência. O desenvolvimento cognitivo também engloba a aquisição e as mudanças na estrutura e na forma do pensamento: o desenvolvimento do pensamento concreto para o pensamento abstrato. No que se refere, especificamente, ao desenvolvimento do pensamento verbal, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


Pensamento e linguagem são duas funções psíquicas independentes. No pensamento verbal, não ocorre um entrecruzamento entre pensamento e linguagem.


O desenvolvimento do pensamento verbal está, estritamente, relacionado à capacidade de conceituar (pensamento por conceitos).


O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre independente do desenvolvimento da linguagem.


O desenvolvimento do pensamento verbal ocorre de forma natural, não sendo relacionada a um processo de aprendizagem.


O pensamento verbal está relacionado à capacidade de assimilar os procedimentos de ação com os objetos (manipulação de objetos).

Aprendizagem é o processo pelo qual um indivíduo adquire novos comportamentos, ideias e/ou conhecimentos. A aprendizagem pode se dar por diferentes formas: aprendizagem por ensaio-e-erro, aprendizagem por insight, aprendizagem por observação ou imitação, aprendizagem por seguimento de regras, aprendizagem por condicionamento respondente e aprendizagem por condicionamento operante.

 

CARMO, J. S. Fundamentos psicológicos da educação [livro eletrônico]. Série Psicologia em Sala de Aula. Curitiba: InterSaberes, 2012 (adaptado).

 

Sobre as diferentes formas de aprendizagem explicitadas pelo autor, analise as assertivas a seguir:

 I.    A aprendizagem por insight se caracteriza pela busca aleatória por solucionar um problema.

 II.  Apesar de parecer instantânea, a aprendizagem por insight não ocorre de forma súbita.

 III.  Muitos comportamentos são aprendidos por meio da imitação de um modelo.

 IV.  A aprendizagem por insight ocorre pelo estabelecimento de novas relações e pela reordenação de aprendizagens anteriores.

 

É correto o que se afirma em:


II e IV, apenas.


I, III e IV apenas.


II, III e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.

Os estudos de Patto (1987) denunciaram a constituição tradicional da Psicologia da Educação enquanto uma forma de manutenção do status quo social. As práticas tradicionais em Psicologia Escolar naturalizavam os problemas de aprendizagem e patologizavam as queixas escolares. Em contraposição à perspectiva mencionada, a vertente crítica da Psicologia da Educação que defendemos em nosso estudo se caracteriza por: 


Compreender que o eixo principal de intervenção do Psicólogo Escolar, em uma perspectiva crítica, é direcionado para os alunos que manifestam dificuldades de aprendizagem e/ou que apresentam problemas de comportamento.


Visão pessimista da escola e do papel que ela desempenha na sociedade.


Rejeição dos métodos didáticos tradicionais, pautados em um ensino mecânico.


Compreender que as queixas escolares são produzidas a partir de uma multiplicidade de relações. O fracasso escolar é visto como um produto de complexas relações históricas, práticas educativas e questões sociais.


Compreender que as causas das dificuldades de aprendizagem devem ser buscadas exclusivamente na organização das políticas públicas da educação.

Para Vigotski, o desenvolvimento de uma criança vai além do que ela já é capaz de fazer sozinha. Ele também está relacionado com os processos que estão se desenvolvendo, que ainda não foram totalmente estabelecidos. Para melhor explicar o processo de desenvolvimento da criança, Vigotski define dois importantes conceitos: o nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente. A partir desses estudos, assinale a alternativa que melhor define a relação existente entre nível de desenvolvimento real e a área do desenvolvimento iminente


O processo de ensino escolar deve ser orientado para a área do desenvolvimento iminente.


Representam duas categorias distintas de capacidades da criança, não relacionadas entre si.


Esses conceitos demonstram que as atividades pedagógicas planejadas e sistematizadas pelo professor não interferem no desenvolvimento das funções psicológicas.


Significam que para que o sujeito possa apreender um conceito científico, ele precisa antes ter desenvolvido seus conceitos cotidianos.


As capacidades que compõem a área do desenvolvimento iminente hoje serão internalizadas pela criança e se tornarão parte de seu nível de desenvolvimento real no futuro.

De acordo com a Epistemologia Genética de Piaget, a criança constrói seu conhecimento por meio de um processo de adaptação à realidade, denominado de equilibração. Existem dois processos fundamentais relacionados à equilibração: a assimilação e a acomodação. Quando a criança entra em contato com um novo objeto, ocorre um desequilíbrio. A criança busca alcançar o equilíbrio por meio dos mecanismos de assimilação e acomodação. Especificamente sobre a acomodação, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que melhor define esse processo. A acomodação:


Ocorre a partir da reorganização e/ou criação de novas estruturas cognitivas.


Se caracteriza pela reversibilidade do pensamento.


É o processo de organização das informações em sistemas.


É a adaptação do novo conhecimento aos conhecimentos prévios da criança.


Se caracteriza pelo raciocínio hipotético-dedutivo.